Terapia Ocupacional

Introdução

Em um mundo cada vez mais agitado e em constante transformação, encontrar equilíbrio entre  vida pessoal e as exigências do cotidiano tem se tornado uma tarefa cada vez mais desafiadora. Nesse contexto, o curso de Terapia Ocupacional do UNICEPLAC foi estruturado para atender uma área da saúde que utiliza a ocupação humana como ferramenta terapêutica para prevenir e tratar indivíduos de todas as idades com dificuldades em executar tarefas cotidianas, seja por motivos físicos, psicológicos ou sociais.

O que você vai aprender

Ao longo do curso, o estudante de Terapia Ocupacional do UNICEPLAC vai se preparar para desempenhar um papel fundamental na promoção da saúde e da qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Nesse sentido, você vai aprender sobre prevenção de doenças, reabilitação da funcionalidade motora e uma variedade de questões relacionadas à saúde coletiva, com o objetivo final de promover independência e autonomia.

Assim, o aluno vai adquirir conhecimentos e habilidades para auxiliar pessoas com deficiências físicas, neurológicas ou cognitivas; apoiar indivíduos com transtornos mentais, como depressão e ansiedade; promover qualidade de vida a idosos e assistir crianças com atraso no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem ou com problemas sensoriais.

A grade curricular do curso de Terapia Ocupacional do UNICEPLAC inclui disciplinas que abordam temas como saúde coletiva, políticas públicas, movimento funcional humano, psicomotricidade e outras áreas relevantes. Assim, ao dominar essas competências, o futuro terapeuta ocupacional estará apto a atuar em programas de saúde e prevenção de doenças para capacitar a população a executar atividades diárias e alcançar objetivos e necessidades.

O que significa terapia ocupacional?

De acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito), a Terapia Ocupacional (TO) é definida como uma "profissão de nível superior voltada ao estudo, à prevenção e ao tratamento de indivíduos com alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos e/ou de doenças adquiridas".

Nesse sentido, Terapia Ocupacional é uma área da saúde que trabalha na melhoria da execução de atividades diárias que fazem parte da rotina dos indivíduos. Essas atividades incluem cuidar de si mesmas, desempenhar papéis sociais, trabalhar, manter hobbies ou praticar esportes, por exemplo.

Em outras palavras, o terapeuta ocupacional ajuda pessoas que enfrentam desafios físicos, emocionais, cognitivos ou sociais a desenvolver, recuperar ou manter as habilidades necessárias para participar ativamente das tarefas do dia a dia. Isso promove mais independência, funcionalidade, bem-estar e qualidade de vida.

Qual a diferença entre terapia ocupacional e fisioterapia?

Enquanto a Fisioterapia se concentra principalmente na prevenção e recuperação física do corpo humano, especialmente no que diz respeito aos movimentos e à parte motora, a Terapia Ocupacional considera os aspectos emocionais, sociais e cognitivos do ser humano para que eles tenham mais autonomia e consigam executar tarefas do cotidiano - sejam elas quais forem.

Empregabilidade e mercado de trabalho

O mercado de trabalho para terapeutas ocupacionais está em crescimento. Isso significa que existe alta demanda por profissionais qualificados para atuar em hospitais, ambulatórios, clínicas, empresas públicas e/ou particulares, projetos sociais, órgãos de controle social, escolas, instituições de ensino superior e no sistema prisional, por exemplo.

Diferenciais do UNICEPLAC

O UNICEPLAC é referência em educação superior no Distrito Federal há quase 40 anos e tem nota máxima no MEC. Além de aprender toda a teoria em sala de aula, o aluno do UNICEPLAC também desenvolve habilidades práticas nos melhores laboratórios da região.